Não sei tudo, mas tudo me interessa!

Liga das Florestas

sábado, 31 de julho de 2010

Sacola plástica e saco de lixo

Quando eu era criança, existia ainda pacote de papelão para carregar as compras. Eu comprava em armazéns onde a gente pedia o que queria no balcão. Tinha erva e café a granel. E o café era moído na hora. Que maravilha. Sendo assim, não havia embalagens atraentes e a gente não se perdia nos corredores seduzidos por tantas novidades e cores.
Mas hoje a vida é uma correria e praticidade é fundamental. Muitas vezes no caminho pra casa, lembramos que precisamos comprar alguma coisa, só que a sacola ecologicamente correta ficou em casa. E daí, não vamos mais no mercado? Claro que não, a necessidade é maior. Mas as ecobags são ótimas e bonitas além de tudo.
Se voce recusa a sacola, ótimo, mas quando você precisar colocar seu lixo em casa, vai usar o que? O saco de lixo que você comprou no mercado? E isso não vai contra ao R de recusar? Afinal é mais uma embalagem e é plástico igual, demora o mesmo tempo que a sacola pra sumir do meio ambiente.
Acredito que nós precisamos fazer nossa parte sim. É necessário a escolha de produtos biodegradáveis e de embalagens econômicas. E muito bom senso. Se as sacolas do mercado fossem biodegradáveis (como as citadas na reportagem deste site: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00310/0031008plastico.htm)
e sinalizadas para lixo seco ou orgânico, por exemplo, seria um estímulo para a separação do lixo, inclusive pelas crianças.
Outro passo é importante: não adianta somente a separação do lixo dentro de casa, se quando colocarmos nosso lixo na lixeira do condomínio, por exemplo, encontrarmos uma lixeira quebrada e invadida por animais, sem a sinalização para separar o lixo. E ainda mais triste é que quando o lixo for recolhido, ele é misturado no mesmo caminhão e colocado no aterro sanitário sem classificação.
Entendo que para vivermos sustentavelmente é preciso uma ação conjunta e contínua.
Por isso vamos fazer nossa parte!

Um comentário:

  1. É verdade, devemos bolar uma solução para tudo isso, gostei do texto, de novo parabéns ao blog, seu conteúdo é excelente!

    Animal em Risco
    (www.animalemrisco.blogspot.com)
    O Blog Selvagem!

    ResponderExcluir